Elaborado por Saulo Cesar Ribeiro
Baseado nos Textos de Emmanuel
0s 7 passos para entender o amor aos inimigos.
1º Reconceituar o móvel da ação dos adversários.
O adversário muitas vezes age movido não por intenção, mas por doença, cegueira ou equívoco.
2º O mal se cura com o bem.
Todos nós precisamos de educação, orientação e auxílio. Por isso nossa atitude perante os adversários deve ser de ofertar aquilo que diminui o mal e não que o agrava.
3º Não deixar que o adversário determine a nossa conduta.
Se o inimigo grita, silenciemos, se ele agride, desculpemos, se ele calunia, continuemos servindo e amparando. Nunca deixe que a atitude impensada do adversário sirva de modelo para sua conduta.
4º Entender que o perdão beneficia e liberta a quem perdoa.
O primeiro e maior beneficiário do perdão é quem perdoa, porque quem assim procede imuniza a própria alma contra os males do rancor, da mágoa e do ódio e se liberta para avançar em novos horizontes.
5º Cultivar a simpatia e a cordialidade tendo por base a compaixão.
Todas as expressões de vida são sagradas, mesmo as mais equivocadas. Cultivemos a compaixão para que ela seja o alicerce de atitudes de simpatia, afabilidade e cordialidade onde quer que passemos.
6º Reconhecer os adversários como professores gratuitos.
O adversário é aquele que muitas vezes nos auxilia a ver necessidades e defeitos que nem os amigos tem coragem de nos dizer, nos auxiliam a manter a vigilância e a atenção e a cumprir com nossas responsabilidades diligentemente. Por isso mesmo, às vezes, são nossos melhores professores.
7º - Os verdadeiros inimigos de nossa felicidade são os que acalentamos na alma, quais sejam: orgulho e egoísmo, desânimo e pessimismo, maldade e crueldade.
Tenhamos a necessária prudência e estar muito atentos aos verdadeiros inimigos da nossa felicidade. Os adversários externos chegam e passam. As feridas que causam, cicatrizam com o tempo. Mas, os adversários que acalentamos em nossa alma são os verdadeiros adversários de nossa felicidade, crescimento e paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário