sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

A Medicação pela Fé

A medicação pela fé*

A moça abatida, num acesso de tosse, chegara ao “Centro Espírita Luiz Gonzaga” com a receita médica.

Estava tuberculosa.

Duas hemoptises já haviam surgido com horrível prenúncio.

O doutor indicara remédios, entretanto...

- Chico, - disse a doente – o médico me atendeu e aconselhou-me a usar esta receita por trinta dias... 
Mas, não tenho dinheiro. Você poderia arranjar-me uns cobres?

O Médium respondeu de boa vontade:

- Minha filha, hoje não tenho... E meu pagamento no serviço ainda está longe...

- Que devo fazer? Estou desarvorada...

Chico pensou, pensou, e disse-lhe:

- Você peça à nossa Mãe Santíssima socorro e o socorro não lhe faltará. A que horas você deve fazer a medicação?

- De manhã e à noite.

- Então você corte a receita em sessenta pedacinhos. Deixe um copo de água pura na mesa, em sua casa e, no momento de usar o remédio, rogue a proteção de Maria Santíssima. Tome um pedacinho da receita com a água abençoada em memória dela e repetindo isso duas vezes por dia, no horário determinado, sem dúvida, pela fé, você terá usado a receita. 

A enferma agradeceu e saiu.

Passado um mês, a moça surgiu no Centro, corada e refeita.

- Oh! É você? – disse o Médium.

- Sim, Chico, sou eu. Pedi o socorro de Nossa Mãe Santíssima. Engoli os pedacinhos do papel da receita e estou perfeitamente boa.

- Então, minha filha, vamos render graças a Deus.

E passaram os dois à oração.


 Fonte:

Lindos casos de Chico Xavier. Ramiro Gama. Ilustrações de Miranda Junior – 19ª edição – São Paulo, LAKE – 2000.

* grifos nossos
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tuberculose 
tuberculose (TB) (do francês tuberculose)[1] - chamada antigamente de "peste cinzenta",[2] e conhecida também em português como tísica pulmonar[3] ou "doença do peito" - é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias atuais. É causada no homem e em outros animais por diferentes espécies do gênero Mycobacterium. A espécie que mais transmite ao homem é o Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de koch, embora outras espécies também possam o fazer, como Mycobacterium bovis e Mycobacterium avium.[4] Estima-se que a bactéria causadora tenha evoluído há 50 000 anos, a partir de outras bactérias do gênero Mycobacterium.
A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social, assim como à implementação de políticas de controle da doença. Os processos de produção e reprodução estão diretamente relacionados ao modo de viver e o trabalho do indivíduo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hemoptise 
Hemoptise é a expulsão sanguínea ou sanguinolenta através da tosse, proveniente de hemorragia na árvore respiratória. É comum a várias doenças cardíacas e pulmonares. Pode ser classificada em hemoptóico quando sangramento é em pequena quantidade misturado com escarro, ou hemoptise maciça quando o sangramento for maior que 200 - 600 ml de sangue em 24h. Pode ter diversas causas: Vias respiratórias Parenquima pulmonar Vasos pulmonares Intrometias Outras


Nenhum comentário:

Postar um comentário